VOLTAR

"Amor que nunca diz basta!"

"Amor que nunca diz basta!"

 

Joaquina de Vedruna, mulher de Fé

 

São Joao, na sua primeira carta nos comunica sua experiência de Deus na pessoa de Jesus afirmando que Deus é amor. Joaquina de Vedruna usando esta mesma expressão nos diz: “Deus é amor e quer comunicar-se a nós por meio do amor”.

 

A vivência da fé em Santa Joaquina de Vedruna fundamenta-se e se apoia na sua experiência de amor com a Santíssima Trindade, que a faz sentir-se profundamente amada por Ela. Sua experiência Trinitária podemos traduzi-la como uma vivência profunda de Deus Pai, como Bondade e Ternura,de Deus Espirito que vai conduzindo e atuando nela e Deus Filho que passa pela terra fazendo o bem.

O amor do Pai a leva a orientar toda a sua vida para Ele e ver em cada criatura e em cada situação sua presença e seu chamado:

 

- Nas crianças e nos jovens, carvões que há de acender;

- Nas pessoas que sofrem, a imagen de Cristo que sofre;

- Nas pequenas coisas de cada día, uma referência e um “sacramento” de Deus.

 

Uma constante, na vida de Joaquina era a confiança e a entrega em Deus que lhe ajudava a viver com segurança, inclusive nos momentos em que não sentia a sua presença. Uma confiança que a levava a refazer seus planos porque via a mão de Deus que a conduzia através das diversas situações e mediações. Uma confiança e entrega que não era passividade, mas que a fazia ser dinâmica, empreendedora e obstinada na realização do que considerava ser a  vontade de Deus confiando de que “Ele levará a término a sua obra”.

Joaquina, era uma pessoa atenta à história e aos sinais dos tempos, com o olhar de Deus. Nas situações conflitivas de dor e sofrimento, não somente sabia descobrir a vontade de Deus nelas, mas a presença desse Deus que dá sentido ao sofrimento, vivendo-as com serenidade e entrega.

Em resumo, viveu uma fé que era confiança e entrega em Deus que é amor e experimentava sua presença nos detalhes mais simples de sua vida,  guiando seus passos. Isto, fortalecia sua capacidade de amar, de sintetizar a vida com tudo o que ela tinha, sempre na ótica do amor, da solidariedade e da vontade de Deus, Mulher de fé, comprometida com a vida, a levando a ser mestra, sanadora e libertadora como Jesus.” Amor e mais amor que nunca diz basta”

A vida  de Santa Joaquina  é um convite para nós vivermos, hoje, essas atitudes  que ela viveu e sermos pessoas seguras e confiantes no amor de Deus, olhando a vida  e as pessoas com o olhar Trinitário, descobrindo o positivo de cada pessoa e os sinais de esperança que vão brotando, no decorrer de cada dia. Isto, se confiarmos como ela, na força de Deus que caminha conosco.

 

Vejamos o que ela diz hoje, nos fragmentos de algumas cartas, ao povo de nossa Paróquia que a escolheu como sua Padroeira.

 

Fragmentos das Cartas 80, 82,84, 97

 

Viva Jesus.

Caríssimos e amados filhos e filhas desta Paroquia  que me tem como padroeira. Que Deus lhes conceda aquilo que vai ser tão útil para o bem do próximo. Quando fazemos alguma coisa, nosso objetivo deve ser um só: o bem do próximo e a glória de Deus. O Senhor cuida de tudo e tudo sai admiravelmente. Peçamos as três virtudes: fé, esperança e caridade e, Deus abençoará tudo.

 

Abramos nosso espírito a Deus que tudo pode, e empreenderemos o que Ele quiser. Tenham confiança que com Jesus e tendo a Jesus, nada faltará. O espírito de Jesus Cristo nos exige a prática da caridade, da humildade e viver em pobreza. Assim pois, não tenham medo, quando nos abandonamos nos braços do bom Jesus, Ele cuida de nós. 

 

Amados/as filhos/as, espero que tenham vivido a festa da Páscoa da Ressurreição   com paz e alegria. Agora confiemos e vivamos de tal modo que o Senhor esteja presente entre nós. Tenhamos uma fé viva, e assim, como o Mestre se fazia presente aos Apóstolos quando dialogavam sobre a Ressurreição, também estará conosco se com nossos pensamentos, palavras e obras, buscarmos sempre agradar a nosso Deus e Senhor. Sei que se prepararam bem  para a festa de Pentecostes  participando dos dons e frutos que o Divino Espírito concede a quem encontrar abertos a Ele.

 

Vamos ao Coração de Jesus; não saiamos de tão boa morada e do mesmo Coração receberemos ardor a inflamar os nossos. Se são humildes, não duvidem, amados/as filhos/as, o Espírito Santo encontrará bem preparada a morada de seus corações. Tomara que de tal maneira penetre o amor de Deus para que nunca mais possa apagar-se.

 

Ânimo e confiança que com Jesus e tendo a Jesus nada faltará. Estes são os desejos de sua humilde Mãe espiritual.

Joaquina de Más e de Vedruna.

 

Homilia do dia 22/05/2018

Texto elaborado pela Ir. Maria López Otero CCV


Galeria de Fotos


Horário de Atendimento na Secretaria: Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h e Sábado das 8h às 11h30

Av. Harry Prochet, 367 - Zona 06 - CEP: 87015-480 - MARINGA - Paraná

(44) 3225-8628

estatisticas gratis