CATEQUESE
SACRAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA
Batismo – Eucaristia – Crisma – Confissão – Matrimônio – Ordem – Unção dos Enfermos
Abordaremos o sacramento do BATISMO e suas modalidades
O que é o Batismo?
É o primeiro sacramento da iniciação à vida cristã, é o sacramento que nos faz cristãos, filhos de Deus e membros da Igreja, através dele que o homem renasce da água e do Espírito Santo para a vida nova em Cristo, ele é o caminho do reino da morte para a vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoura com Deus, nesse sacramento o homem une-se a Cristo, morre para o pecado e ressurge para vida nova dos filhos de Deus. Quem quiser participar da vida da graça deve ser primeiro batizado, pois sem o Batismo os outros sacramentos da Igreja não podem ser recebidos validamente.
Quando foi que Jesus instituiu o Batismo?
Jesus instituiu o Batismo logo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista. O Batismo de João não era um sacramento. Só quando Jesus santifica as águas do Jordão com sua presença e que a voz do Pai se faz ouvir: “Este é meu Filho amado, em quem pus minhas complacências”, e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba, é que fica instituído o Batismo. Essa instituição será confirmada por Jesus quando Ele diz a seus Apóstolos: “Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Matéria e Forma
Jesus instituiu, então, o Batismo e determinou que seria usada a água como matéria desse Sacramento. Foi também Jesus quem determinou a forma: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.” O rito do Batismo consiste assim em derramar água na cabeça da pessoa que vai ser batizada, ao mesmo tempo em que se diz a forma.
A Santa Igreja acrescentou também diversas orações preparatórias que completam a cerimônia. Quem já assistiu a um Batismo sabe que o Padre usa o sal bento, o óleo dos catecúmenos, o Santo Crisma, entrega a vela acesa aos padrinhos, veste a roupa branca no batizado e, principalmente, reza as orações contra o demônio, para que o pai da mentira nem se aproxime do batizado. Esse é o Batismo instituído por Jesus.
Quem administra o Batismo
Normalmente, o ministro do Batismo é um Padre. É ele quem recebeu de Deus o poder de trazer a Fé ao coração da pessoa batizada, tornando-a filha de Deus.
Mas pode acontecer que seja preciso batizar às pressas alguém. Se não houver um Padre por perto, qualquer pessoa pode batizar desde que queira fazer o que a Igreja Católica faz no Batismo, que use água e diga as palavras da forma do Batismo. Além da pessoa que está sendo batizada, do ministro que batiza, há também, na cerimônia do Batismo, os padrinhos, que seguram a criança. A função dos padrinhos é dar bons exemplos e auxiliar o afilhado no caminho da fé, retidão, oração, conhecer e amar a Deus.
Tipos de Batismo
Além do tradicional Batismo da água, existem ainda outros modos de recebermos o Batismo: O Batismo de sangue é recebido por uma pessoa que, sem nunca ter sido batizada, seja morta por defender a fé católica com sua própria vida. Foi o caso de muitos mártires que morreram por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua Igreja.
O Batismo de desejo é recebido por uma pessoa que, sem ter como chegar até um Padre, morre sem poder receber o Batismo que desejava receber.
Qualquer desses três modos de receber o Batismo é suficiente para nos dar a Fé e assim nos permitir ir para o Céu, embora, cada pessoa deve fazer sua parte sendo autênticos cristãos em fé e obras.