Sacramento VOLTAR

O Sacramento do Matrimônio

O Sacramento do Matrimônio

 

CATEQUESE

 

SACRAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA

 

Batismo – Eucaristia – Crisma – Confissão – Matrimônio – Ordem – Unção dos Enfermos

 

MATRIMÔNIO

 

O Matrimônio – Vida a dois em Cristo

 

O matrimônio poderá ser chamado também: a consagração dos pais. Pois por este sacramento é santificada a família e consagrada ao Senhor para ser um pequeno santuário, uma igreja doméstica, onde pai e mãe dentro do sacerdócio comum dos fiéis realizam a sua missão. É o sacramento da família. Deus os abençoou: frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra e submetei-a.  (Gn 1,28).

 

O que é a família no plano Divino?

 

A família é a imagem de Deus, pois ela revela Deus no mais íntimo do seu mistério. Pois Deus não é solidão, mas é família, Pai, Filho e Espírito Santo: a Família Divina. A família é uma aliança de pessoas. Para sua aliança, elas são chamadas amorosamente pelo Pai. Homem e mulher são chamados por Deus para uma vida de íntima comunhão e amor. Esta vida de comunhão e amor tem como modelo e fonte o amor de Cristo pela sua igreja.

 

Os que querem se casar como devem se preparar para o matrimônio?

 

É um direito nos namorados e dos noivos ter amor no coração e sonhos na cabeça. Sonham com um futuro feliz, na convivência a dois que se querem bem. Sonham com a alegria de um lar feliz que querem fundar, lar feliz onde reina paz e harmonia, compreensão e intimidade, comunhão de vida e de amor. Este é o santo sonho da juventude. Um sonho justo e louvável, porque corresponde ao plano de Deus, pois, quando Deus instituiu o matrimônio, foi para os dois serem felizes e muito felizes. No matrimônio são vários os fatores que proporcionaram a felicidade, tais como: renunciar a si mesmo, deixar de lado o egoísmo, possuir meios de subsistência, pois onde reina a miséria e pobreza, dificilmente existe felicidade, paz e harmonia. No matrimônio existem também alguns requisitos formais que devem ser observados e atendidos, tais como: documentos pessoais, atestados e certidões que devem ser apresentados com antecedência na secretaria da paróquia para os encaminhamentos que se fizerem necessários.

 

Como é administrado o sacramento do matrimônio?

 

O noivo e a noiva são os que se administram mutuamente o sacramento do matrimônio. É o único sacramento em que o padre apenas é testemunha em nome da igreja e não ministro. No ato do matrimônio os nubentes declaram, perante o pároco e duas testemunhas, que se aceitam um ao outro em matrimônio. Eles entregam neste momento reciprocamente o direito sobre o seu corpo e prometem levar uma vida a dois para o que der e vier, na alegria e tristeza, saúde ou doença.

 

Quais os direitos e deveres do casal?

 

De início deve-se dizer que marido e mulher certamente são diferentes, mas também iguais. Quanto a sua dignidade e seus direitos de pessoa humana são essencialmente iguais. As diferenças que existem quanto ao sexo, carismas e deveres ou funções da vida matrimonial e social tem a finalidade de se completarem mutuamente e devem ser respeitadas, mas nunca podem ser utilizadas para justificar o domínio sobre o outro. Marido e mulher receberam o sacramento e vão descobrir como proceder e se conduzir no dia-a-dia na sua vida de casados. Não é uma conduta que se descobre no primeiro dia do casamento ou que a graça do sacramento mostre em toda clareza com linhas bem definidas. Para isto precisam ter generosidade, espírito aberto, atenção contínua com o outro, respeito mútuo; é preciso que saibam esquecer as ofensas sofridas e perdoar os defeitos do outro sempre.

 

“O amor tudo suporta, perdoa, compreende. Onde há Amor Deus está”.

 

Claudecir – kal


Horário de Atendimento na Secretaria: Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h e Sábado das 8h às 11h30

Av. Harry Prochet, 367 - Zona 06 - CEP: 87015-480 - MARINGA - Paraná

(44) 3225-8628

estatisticas gratis