Sacramento VOLTAR

O Sacramento da Ordem

O Sacramento da Ordem

 

 

CATEQUESE - SACRAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA

 

Batismo – Eucaristia – Crisma – Confissão – Matrimônio – Ordem – Unção dos Enfermos

 

ORDEM

 

Ordem – “vem, toma a cruz e segue-me” (Mc 10:21)

 

O sacramento da Ordem é aquele que transforma um simples mortal em salvador de almas. É o sacramento do Papa, Bispos, Padres e Diáconos, homens que a exemplo de Cristo “O sumo sacerdote”, abdicaram de quase tudo e, dispuseram-se a servir a Deus e ao próximo.

 

A Instituição do Sacramento da Ordem

 

Cristo escolheu seus Apóstolos e na última Ceia instituiu o sacerdócio da Nova Aliança. Aos Apóstolos e a seus sucessores no sacerdócio ordenou que renovassem na Missa o sacrifício da cruz; e com estas palavras: "Fazei isto em minha memória" (Lucas 22,19), os instituiu sacerdotes do Novo Testamento. No dia da Ressurreição conferiu-lhes também o poder de perdoar ou reter os pecados, outorgando-lhes o poder que Ele tinha. Como os Apóstolos sabiam que o sacerdócio deveria continuar na Igreja depois deles morrerem, depois de evangelizar uma cidade e antes de deixa-la, impunham as mãos a outros, comunicando-lhes o sacerdócio (cf Atos 14,23).

 

O Ministro, Matéria e Forma do Sacramento da Ordem

 

O Sacramento da Ordem é realizado por um Bispo. Só os Bispos têm o poder de transmitir o sacerdócio aos Padres. Numa longa e belíssima cerimônia, o ordenando recebe a imposição das mãos do Bispo, ou seja, o Bispo põe as duas mãos sobre a cabeça do ordenando enquanto canta a oração consecratória. A imposição das mãos é a matéria do Sacramento da Ordem. A oração consecratória é a forma do Sacramento da Ordem. O poder de celebrar a Missa e os outros Sacramentos é a graça sacramental do Sacramento da Ordem.

 

O Sacerdote, homem consagrado a Deus para sempre

 

Em virtude do sacramento da Ordem o sacerdote é ministro de Cristo, mediador entre Deus e os homens para dar culto a Deus - adoração, ação de graças, satisfação e impetração - para comunicar a graça aos seres humanos. Os poderes que lhe são outorgados, que nem mesmo os anjos possuem, não são passageiros, mas permanentes. Aqueles que recebem este sacramento recebem um caráter indelével e são sacerdotes para sempre. O caráter distingue o ordenado dos demais fiéis: participa do sacerdócio de Cristo de um modo essencialmente distinto. Junto com o caráter recebe outras graças na consagração sacerdotal para assemelhar-se com Cristo, de maneira que de todo o sacerdote pode-se dizer que é outro Cristo. Este sacramento só pode ser recebido por homens batizados que reúnam as devidas condições.

 

Os três graus do sacramento da Ordem

 

O sacramento da Ordem consta de três graus subordinados um ao outro. O episcopado e o presbiterado são diversas formas de participação ministerial no sacerdócio de Cristo; o diaconato está destinado a ajudar e a servir as outras ordens. Por isso, o termo sacerdote designa os bispos e os presbíteros, mas não os diáconos. Os três graus são conferidos pelo sacramento da Ordem.

 

A missão do Sacerdote e os deveres da comunidade para com eles

 

A missão do sacerdote no mundo é extraordinária, dentre elas: pregar a palavra de Deus, administrar os sacramentos e especialmente celebrar a Santa Missa, guiar o povo cristão para a santidade, apascentar como bom pastor as ovelhas a ele confiadas, ajudando-lhes em suas necessidades e, dirigir ao Senhor a oração oficial da Igreja, para que, de tal modo se possa dizer que durante as vinte e quatro horas do dia a Igreja está rezando oficialmente por meio de seus ministros. Os deveres dos fiéis além de professar grande respeito, veneração e amor aos sacerdotes, considerando-os como o que de fato são: ministros de Cristo, pais e pastores das almas, devem ainda ajudá-los também com generosidade em suas necessidades materiais.

 

As Mulheres na vida religiosa

 

A mulher não foi feita somente para o casamento, para procriar; ela também foi feita para amar, adorar, servir e louvar a Deus nesta vida e depois no Céu. As mulheres também podem se dedicar à vida religiosa, pela vida consagrada em conventos onde tudo gira em torno do amor a Jesus Cristo, onde as freiras trabalham, servindo à Igreja pela sua oração e obras de piedade e, de acordo com o Carisma de cada Congregação Religiosa e de cada membro da mesma como um dom, como um modo próprio de ser e agir. Esse dom dado pelo Espírito torna a pessoa apta a realizar determinada missão. Por este sacramento a mulher deixa de ser mãe de três, quatro filhos, para ser mãe espiritual de milhões de homens, de mulheres, de crianças que precisam do seu amor.

 

“A você que tem filhos, deixe-os seguirem o caminho da consagração a Deus. Não coloque obstáculos quando um jovem, uma jovem procura a vida consagrada”.

 

Claudecir de Oliveira Souza - Kal


Horário de Atendimento na Secretaria: Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h e Sábado das 8h às 11h30

Av. Harry Prochet, 367 - Zona 06 - CEP: 87015-480 - MARINGA - Paraná

(44) 3225-8628

estatisticas gratis