15/02/2019 - Qual é o real significado!

Com frequência, ouvimos dizer que a Bíblia proíbe a fabricação de imagens.

Se lermos isoladamente o versículo 4º do Capítulo 20 do Livro do Êxodo: “Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra”,  ficamos com esta idéia. Mas, lendo o conjunto de Êxodo 20,3-5: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porque eu Iahweh teu Deus, sou um Deus ciumento...”, vemos claramente que se trata da fabricação de imagens que fossem substitutos de Deus (ídolos).

 

Ídolo é aquilo que substitui Deus em nossa vida e, não precisa ser necessariamente uma imagem. Pode ser o orgulho, egoísmo, inveja, auto-suficiência, um ser humano, um animal, o dinheiro, bens materiais, trabalho, enfim, uma infinidade de sentimentos ou de apegos que preenchem todo o nosso tempo a nossa vida, não sobrando espaço e tempo para Deus. Portanto, Deus proíbe a fabricação ou a criação de ídolos, isto é, de coisas que o substituem.

 

Ora, Deus não pode contradizer-se, ser mentiroso, porque não muda na sua essência.

 

Se proibisse de fato a fabricação de qualquer imagem, Deus estaria sendo contraditório e mentiroso, quando ordenou Moisés a fabricar querubins para a Arca da Aliança: “Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; faze-me um dos querubins numa extremidade e o outro na outra: farás os querubins formando um só corpo com o propiciatório, nas duas extremidades. Os querubins terão as asas estendidas para cima e protegerão o propiciatório com suas asas, um voltado para o outro. As faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório” (Êx 25,18-20). E ainda: “Moisés intercedeu pelo povo e Iahweh respondeu-lhe: Faze uma serpente abrasadora e coloca-a em uma haste. Todo aquele que for mordido e a contemplar viverá. Moisés, portanto, fez uma serpente de bronze e a colocou em uma haste; se alguém era mordido por uma serpente, contemplava a serpente e vivia”. (Nm 21,7-9). Teria Deus proibido a fabricação de imagens (ídolos) e ao mesmo tempo, mandando construir imagens, conduzindo o Seu povo à idolatria?

 

Quando lemos um versículo da Bíblia, isolado do seu contexto, corremos o risco de deturpar o seu real significado.

 

Representar pessoas e coisas, através de pinturas e imagens, faz parte de qualquer cultura.

 

Desde o início, nas Catacumbas, os cristãos começaram a representar através de pinturas e imagens, fatos e pessoas importantes na caminhada da Igreja, não como substitutos de Deus, mas como recordação e como forma catequética para instrução.

 

Ao olharmos para uma pintura ou imagem de pessoas que foram importantes na história da Salvação, não as vemos como substitutas de Deus, mas como testemunhas de Deus, as quais devemos imitar nas suas virtudes, para que também nós consigamos atingir a estatura da maturidade de Cristo que eles atingiram.

 

Seríamos idólatras se invocássemos a imagem de madeira, de barro ou de gesso, como se fosse Deus. Por exemplo: “Ó imagem de madeira, meu ‘deus’”.

 

Creio que, por mais simples que sejam as pessoas, jamais alguém iria se prostrar diante de uma imagem de Cristo, de Maria e dos santos, como se elas fossem “deuses”.

 

O verdadeiro sentido das imagens, é, como já descrevi acima, nos recordar a caminhada histórica da Igreja e daqueles que deram suas vidas na defesa da fé, procurando imitá-los, ao mesmo tempo que pedimos a eles que intercedam por nós junto a Deus Pai, para que vivendo com coerência a nossa fé, conquistemos a plenitude da vida eterna.

 

Mons. Wilson Galiani


Galeria de Fotos


Horário de Atendimento na Secretaria: Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h e Sábado das 8h às 11h30

Av. Harry Prochet, 367 - Zona 06 - CEP: 87015-480 - MARINGA - Paraná

(44) 3225-8628

estatisticas gratis