10/11/2019 - Dedicação da Igreja Matriz

Domingo dia 10 de novembro, na Missa das 9h30m., D. Anuar Battisti, Arcebispo Metropolitano de Maringá, numa celebração muito bonita e emocionante, dedicou a igreja Matriz Santa Joaquina de Vedruna.

 

Qual o sentido da dedicação de uma igreja?

 

No Antigo Testamento encontramos a dedicação de alguns altares (Nm7, 10-11. 84. 88) e sobretudo as  diversas e sucessivas dedicações do Templo do Senhor realizadas por Salomão, Esdras e Judas Macabeus. Esta festa tinha grande importância para o povo judeu, pois lhes recordava que o Templo onde realizavam suas orações era a casa do Senhor, a morada de Deus no meio deles. Esta festa também os recordava a sua dignidade de povo escolhido pelo Senhor e o seu dever de ser-lhe fiel.

 

Por sua morte e ressurreição, Jesus Cristo, nosso Senhor, tornou-se o verdadeiro e perfeito templo da Nova Aliança e com isso congregou o novo povo de Deus, povo santo, reunido na unidade que procede da unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, que é a Igreja, o templo de Deus edificado de pedras vivas, no qual o Pai é adorado em Espírito e em verdade.

 

Com toda razão, desde a antiguidade, dá-se o nome de “igreja” aos edifícios construídos nos quais a comunidade cristã se reúne para celebrar os sacramentos, ouvir a Palavra de Deus e fazer suas orações pessoais. Estas igrejas, sinais visíveis da Igreja peregrina na terra e da Igreja celeste, tornam-se a casa de Deus, pois são destinadas unicamente e de modo estável a reunir o Povo do Senhor e a realizar os atos sagrados. Por isso convém que suas igrejas sejam dedicadas ao Senhor mediante rito solene.

 

É ao Bispo, que tem a seu cargo a cura pastoral da Igreja particular, que compete dedicar a Deus as novas igrejas construídas dentro da sua diocese. Esta celebração presidida por ele traz consigo diversos elementos que nos revelam o mistério da Igreja.

 

A aspersão, simultaneamente do povo e das paredes da igreja, com a água benta nos lembra do batismo um dia recebido e nos recorda que como cristãos também somos consagrados ao Senhor. Em seguida o Bispo recita a oração de dedicação, oração que desenvolve amplamente a teologia sobre a Igreja, da qual este edifício é sinal. Terminada esta oração ele unge o altar e as paredes da igreja com o óleo do Crisma. Unção que é o sinal mais claro da consagração de algo para Deus. A seguir se procede com o rito da incensação do altar, do povo e das paredes simbolizando as nossas orações que sobem ao céu. Por último, após arrumar o altar como de costume para a Santa Missa, se ascendem as velas do altar e as velas que foram colocadas nas paredes da igreja onde o bispo assinalou com a unção. Daí a missa prossegue como de costume.

 

Que a dedicação da igreja matriz Santa Joaquina de Vedruna possa ser sempre respeitada por todos os paroquianos e por todos os que a visitarem, com muita piedade e atenção, nos recordando da grande dignidade deste local onde frequentemente nos reunimos para viver o encontro com o Pai, por Jesus Cristo no Espírito Santo, principalmente através da liturgia, onde ouvimos a sua Palavra que nos impulsiona a uma vida nova e experimentamos o seu amor misericordioso.

 

Esta celebração possui uma importância tão grande para uma igreja que todos os anos após sua dedicação celebra-se-á festivamente o aniversário da mesma. Deste modo, todo dia 10 de novembro celebraremos o aniversário da dedicação da igreja matriz Santa Joaquina de Vedruna.


Galeria de Vídeos


Horário de Atendimento na Secretaria: Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h e Sábado das 8h às 11h30

Av. Harry Prochet, 367 - Zona 06 - CEP: 87015-480 - MARINGA - Paraná

(44) 3225-8628

estatisticas gratis