Caros paroquianos e paroquianas.
Estamos vivendo a espiritualidade da Semana Santa, durante a qual reviveremos os principais mistérios da nossa fé especialmente na celebração do Tríduo Pascal. Já no domingo de Ramos nos propusemos a durante esta semana nos prostrarmos em adoração a Deus com profunda gratidão pelo seu amor que se manifesta no amor de Jesus que tendo nos amado, nos amou até o fim, isto é, até a doação plena de si mesmo, derramando o seu sangue na cruz para nos salvar e nos redimir.
Infelizmente também neste ano celebraremos o Tríduo Pascal online, sem a presença de fiéis, a não ser os estritamente necessários para realizar as celebrações, como ministros, cantores, músicos e leitores.
Mesmo não podendo participar presencialmente, convoco a todos a acompanhar de suas casas, através das Redes Sociais ou da Televisão, com muita devoção e respeito, as Celebrações do Tríduo Pascal.
Aqui na nossa paróquia celebraremos transmitidos pelo facebook e Instagram, nos seguintes horários: Quinta-feira Santa, as 19h30m., a Missa da Instituição da Eucaristia, sem o tradicional lava-pés e sem a transladação do Santíssimo Sacramento para uma capela à parte.
Na Sexta-feira Santa, as 15 horas, celebração da Paixão do Senhor com a Adoração da Santa Cruz.
No Sábado Santo, as 19h30m, a Santa Missa da Vigília Pascal, sem a bênção do fogo. Mas faremos a renovação das promessas do batismo. Portanto deixem preparada, uma vela que será acesa no momento da renovação.
No Domingo da Páscoa, Missa as 9h30m.
Proponho que depois da celebração da Ceia do Senhor na quinta-feira, até a celebração da Paixão na sexta-feira as 15h., as famílias escolham um momento para estar em adoração, com a leitura e reflexão da Palavra de Deus (de modo especial os Salmos), Oração do Terço e outras formas de orações às quais a família está acostumada.
Tenham sempre presente a cruz com o crucificado, que é a expressão máxima do amor de Deus que se revela no amor de Jesus.
Tenham a certeza de que Deus, na plenitude da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, estará ali com vocês “tão certo como ar que vocês respiram”.
Em todas as celebrações, como sempre fiz, terei todos vocês meus paroquianos e paroquianas presentes na minha mente e no meu coração.
Façamos mais este sacrifício da não presença nas celebrações, uma oferenda a Deus e em solidariedade com os familiares das mais de 312.000 vítimas do Corona Vírus e para que Deus tenha compaixão de nós e nos ajude a nos libertarmos o quanto antes deste mal.
Com o coração repleto do amor de Deus, estejam cada vez mais fortalecidos na fé e na esperança. Uma boa semana Santa e uma Feliz Páscoa a todos.
Pe. Wilson Galiani
Pároco