A EUCARISTIA, FESTA DO "ÁGAPE" DE DEUS
Deus é ágape (caridade, amor, 1Jo 4,8). O ágape é um amor desinteressado, generoso, cheio de atenções e solicitude. É neste sentido que Deus é ágape.
O mistério da Eucaristia existe porque Deus Trindade, movido por uma ternura inefável e totalmente gratuita, quer nos encontrar para nos unir a si pelo amor. Arrebatados por essa convocação graciosa, nos apressamos em consolidar nossos laços de amor com ele e entre nós. Em outros termos, a Eucaristia existe para a celebração e realização do grandioso projeto de Deus: transformar a humanidade para fazê-la entrar desde já no mundo da ressurreição, da qual os sinais eucarísticos são prefiguração.
A celebração do memorial da Páscoa é vista como a festa da reunificação da humanidade, cuja unidade, rompida no começo de sua história, é restaurada sem cessar pelo amor de Deus, difundido em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5). Graças ao banquete eucarístico, Deus e a humanidade não poderão mais ser separados: "Aquele que come minha carne permanece em mim e eu nele" (Jo 6,56). O banquete celeste só fará consumar essa união.
À luz da Eucaristia, toda a vida da Igreja é vista como entrada progressiva no mistério da gratuidade de Deus, como caminho de comunhão e ressurreição e como longo dia de festa na expectativa DA FESTA na qual, em júbilo total, olhares de amor se cruzarão eternamente.
Fazemos votos que apareçam filhos de Deus que, descobrindo a Eucaristia como a grande festa do ágape do povo da nova aliança, sintam a necessidade de cantar publicamente seu reconhecimento, associando-se à ação de graças do próprio Cristo, recebendo seu corpo repleto do fogo do Espírito, para se tornarem portadores de um dinamismo de comunhão a serviço das irmãs e dos irmãos pelo mundo afora.
MAURICE BROUARD, S.S.S. (ORG)
Enciclopédia da Eucaristia
Paulus