VOLTAR

Pastoral do Dízimo

Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo tem esta missão: conscientizar todos os paroquianos sobre sua responsabilidade para com a comunidade paroquial onde vive e da qual faz parte. Mais do que fazer dinheiro e aumentar a renda da paróquia, o objetivo primeiro da Equipe de Pastoral do Dízimo é:

Conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo;

Mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade;

Testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo.

Para que aconteça uma Pastoral de Conjunto dinâmica e atuante, é necessário que todos contribuam. A participação não é meramente financeira, mas implica também na doação pessoal de talentos e do próprio tempo à comunidade. A Equipe da Pastoral do Dízimo tem, preponderantemente, o papel de conscientizar cada participante da comunidade sobre sua responsabilidade em contribuir em todos os sentidos para com essa mesma comunidade e toda a Igreja. Caberá à Equipe de Pastoral do Dízimo prover a comunidade com os recursos materiais necessários a toda a obra evangelizadora.

Todo mundo sabe que sem dinheiro não se faz nada. Para qualquer tipo de evangelização, é preciso contar não somente com pessoas e sua boa vontade, mas também com o dinheiro. É preciso investir na formação de lideranças, na catequese das crianças, adolescentes e jovens, em viagens e hospedagens para cursos e estudos, no pagamento de salário justo aos padres e outros agentes de pastoral, nos materiais para a celebração. Tudo isso, e muito mais, deve ser bancado pela comunidade.

A Igreja não vive de subsídios do governo, nem de coletas feitas entre as grandes empresas, nem das doações dos ricos. A Igreja vive da gratuidade de seus fiéis. Quanto mais a comunidade puder contar com recursos financeiros, mais ela poderá aplicar na obra evangelizadora. Conseguir esses recursos, eis o carisma de quem participa da Pastoral do Dízimo!

O Dízimo é o sim do dizimista!

Todos somos convidados para a vinha do Senhor e como é bom responder sim a este convite tornando-nos operários conscientes e ativos na obra de evangelização. A Igreja peregrina e presente em toda a terra é constituída por todos os batizados que precisam a cada instante do alimento da Palavra e dos Sacramentos, especialmente a Eucaristia. Para tanto Deus vocaciona os seus ministros a quem confere a missão de anunciar e pastorear o seu povo. Os leigos são chamados a se tornarem também evangelizadores protagonistas e não meros pacientes da evangelização.

Formada de homens e mulheres a Igreja carece de templos para congregá-los em assembléias litúrgicas de louvor a Deus e formá-los na vida de oração. Os Ministros necessitam sobreviver dignamente e os templos – que são a casa de Deus entre os homens, além de sólida construção – merecem uma digna conservação e manutenção. Assim como as nossas famílias e as nossas casas dependem de diversos recursos materiais e humanos, também a comunidade que é a família dos filhos de Deus, precisa destes recursos para manter o seu dinamismo e ampliar cada vez mais as fronteiras da nossa Igreja – afinal a Palavra de Deus convoca-nos a anunciar o Evangelho a todas as nações.

Não é possível que um membro da Igreja se sinta plenamente integrado ao povo de Deus enquanto não contribuir com parte de seu tempo, talentos e recursos – colocando-os em comum para o benefício de todos e para a expansão do Reino de Deus entre os homens. O Senhor nos chama insistentemente, desejando inflamar com chamas de amor a Sua Igreja e o mundo inteiro. Diante desta amorosa vocação cada um de nós, cristãos, somos convocados a demonstrar a nossa fidelidade. Existem múltiplas formas de respostas possíveis, mas não há dúvida que entre elas “o Dízimo é o sim do dizimista!”

Função dos agentes de pastoral do dízimo

A equipe da pastoral do dízimo tem essa missão:

1) Conscientizar os paroquianos, sobre sua responsabilidade, para com a comunidade onde vivem, e da qual fazem parte.

2) Conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo;

3) Mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade;

4) Testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo;

5) Apresentar o dízimo como condição central da experiência de comunhão e participação, e portanto, da experiência de ser e de agir como igreja.

O papel preponderante da equipe da pastoral do dízimo é o de ser conscientizadora. Mas há tarefas a serem executadas:

1) Tarefas de cadastro de dizimistas;

2) Preencher o relatório do dízimo ao final das missas;

3) Redação e remessa de correspondências diversas aos dizimistas;

4) Confecções de cartazes informativos e conscientizadores;

5) Participações eventuais nas celebrações comemorativas, e muitas outras circunstâncias, que podem surgir;

6) Prestação de contas regulares e periódicas, das arrecadações do dízimo.


Galeria de Fotos


Horário de Atendimento na Secretaria: Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h e Sábado das 8h às 11h30

Av. Harry Prochet, 367 - Zona 06 - CEP: 87015-480 - MARINGA - Paraná

(44) 3225-8628

estatisticas gratis